Diferença Entre Mau e Mal - Exemplos e Frases

Diferença entre Mau e Mal
Mau ou mal? Como escreve?

Apesar de foneticamente iguais, as palavras "mau" e "mal" tem sentidos diferentes e seus usos na lí­ngua portuguesa são comumente confundidos.

Isso é muito comum nestes casos de homofonia (palavras com sons iguais, mas com sentidos e forma de escrita diferente) e caso você não saiba a diferença, não há do que se envergonhar.

Aliás, podemos esclarecer as coisas agora:

Enquanto a palavra "mau" se refere a uma caracterí­stica de algo que não é bom, "mal" se refere a algo que pode estar mal, ou seja, é o contrario de "bem".

Vou dar alguns exemplos e explica-los.

Mau ou Mal Exemplos

Exemplos e frases com "mau"

Usamos o adjetivo "mau" sempre que formos nos referir a algo ou alguém que:

  • Não é de boa qualidade, por exemplo:
    *Comprei este videogame, mas ele veio com mau funcionamento -> Neste caso, "mau" se refere ao mau funcionamento do videogame, a má qualidade do produto em questão.   A palavra poderia ser substituí­da por bom e o sentido da frase manteria (apesar do "mas" que gera a ideia de contradição, neste caso pode ficar estranho, porém não estaria de todo errado) por outro lado, se fosse "mau" fosse trocado por "bem" a frase não teria sentido algum.
  • Faz maldades:
    *Meu pai era mau.-> Aqui o adjetivo se refere a í­ndole da pessoa, que é julgada como ruim.   Você poderia alterar "mau" pelo seu antônimo veja: – Meu pai era – Viu? O sentido se torna contrario, mas ainda mantém a coerência.
  • É pouco produtivo:
    *Ele é um mau funcionário. -> Aqui "mau" se refere a produtividade de alguém, que rende pouco.   Novamente a troca é válida: Ele é um bom funcionário.

Enfim, creio que estes exemplos tenham sido o suficiente aqui. A ideia que você tem que entender é que a palavra "mau" serve para caracterizar. Isto é, ela se comporta apenas como adjetivo.

Exemplos e frases com "mal"

A palavra "mal" pode ser utilizada de várias formas. Ela pode ter função de adverbio, conjunção ou substantivo. Vamos por partes:

  • Como advérbio se refere a alguma coisa feita de modo errado, de modo insuficiente, de modo indelicado ou cruel. Por exemplo:

*Você não entendeu o exercí­cio? Você fez tudo mal.
*Você tem certeza que sabe fazer isto? Parece-me estar ficando muito mal.

mau-ou-mal-exemplos
  • Como conjunção "mal" tem sentido de "assim que" e "logo que". Veja só:
    *Mal acordei e o vendedor bateu na porta de casa.

*Mal cheguei em casa, fui dormir-> Aqui você pode trocar "mal" por "assim que" ou "logo que" sem alterar o sentido da frase: Assim que cheguei em casa, fui dormir. Logo que acordei o vendedor bateu na porta de casa.

  • Como substantivo, "mal" se refere a uma desgraça, calamidade, doença, etc.

*Essa comida me fez mal.
*Hoje estou muito mal.

Para entender isso cada vez melhor e não correr o risco de errar mais, a melhor forma é ler e escrever constantemente. Em resumo, praticar. Com o tempo você perceberá que é bem mais simples do realmente se parece.